sábado, 17 de março de 2012

Atividade 2 -Projetos Integradores


1ª etapa: Acesse o site do MEC e clique no link PAR. Busque  e anote todas as informações sobre o plano. 
Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.


A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).
Informações sobre utilização do Simec – Módulos “PAR Plano de Metas” e “PAR 2010” (acesso ao sistema, senha, inserção de dados, monitoramento do PAR):



No MEC - telefones: (61) 2022-8335 / 8336 / 8337 / 8338.



No FNDE - telefones: (61) 2022-5802 / 5813 / 5831 / 5902 / 5924 / 5928 / 5930 / 5961 / 5973


ROTEIRO PARA COLETA DOS DADOS DOS SITES DE EDUCAÇÃO
I - IDENTIFICAÇÃO
Endereço do site: http://www.educacao.al.gov.br/
Data de acesso: 17/03/2012
Responsável pela manutenção: Desenvolvido pela Fábrica de Sítios - ITEC
II – PÁGINA INICIAL
Quantidade e qualidade das informações:
- histórico do município ou estado: A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE, órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo, tem como finalidade assegurar o cumprimento constitucional da política educacional e a execução das políticas públicas relativas ao desenvolvimento integrado do esporte, fortalecendo o sistema estadual de ensino e das práticas esportivas e garantindo o funcionamento de suas unidades estaduais, tem como áreas de atuação para o exercício de suas competências:
         I- educação básica, compreendendo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação de jovens e adultos;
II-  educação profissional;
III- educação especial;
IV-  formação dos profissionais da educação;
V-    assistência ao educando, mediante programas complementares de
material didático, alimentação, saúde e transporte escolar;
VI-  infraestrutura de ensino, compreendendo construções, equipamentos, materiais escolares e manutenção da rede física de escolas.
 A SEE é composta por 03 (três) órgãos colegiados, 01 (um) órgão de direção superior, 06 (seis) Coordenadorias Administrativas e 04 (quatro) Superintendências, sendo dirigida por um secretário de Estado, nomeado por comissão pelo Governador.
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte é dotada de  11 diretorias e  30 gerências para a composição da rede matricial de planejamento, gestão e execução.
- nome do secretário de educação: Adriano Soares da Costa
- organograma da secretaria:
- legislação municipal ou estadual  disponível:http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/leis
- Plano de Educação municipal ou estadual disponível:meta1.gifmeta1.gifmeta1.gifmeta1.gif

Meta 05

O investimento na educação básica será garantido e bem gerido.
Meta Técnica
Atingir em 2011, mantendo até 2022, o investimento público na Educação Básica necessário para o padrão de qualidade almejado.
A aplicação dos investimentos de forma eficaz e eficiente deve estar vinculada à melhoria da qualidade da educação, refletida nas metas anteriores. Deve ser garantido o uso ético e eficiente dos recursos.

- número de escolas: 331 escolas
- nome e contato das escolas: não disponível
- número de alunos matriculados: não disponível
- eventos;
- notícias;
- links (MEC, Conselhos, etc.)
Layout da página/design: Layout e design simples
Navegabilidade/velocidade no acesso: Fácil acesso
Praticidade/objetividade: Atualizado porém não consta todas as informações.
Atualidade: sempre atualizado
Espaço para interatividade/Contato: Telefone: +55(82) 3315.1230 - Fax: +55(82) 3315.1232 E-mail info@educacao.al.gov.br

III – PONTOS POSITIVOS/PONTOS NEGATIVOS
Que avanços e limitações as informações disponibilizadas trazem? Como você avalia estas informações do ponto de vista do gestor e do ponto de vista da sociedade civil?

Pontos positivos: O site traz bastante informação, sempre é atualizado ajudando assim a todos se manterem informados e atualizados com o que ocorre na educação estadual.
Pontos negativos: O site deveria disponibilizar os nomes da escolas e seus contatos assim como o número de alunos matriculados junto com a desistência, evasão que ocorrem nas escolas.
IV – ANÁLISE

O site traz informações importantes sobre a educação do país, estado ou município?As informações disponíveis já eram de seu conhecimento? Em que medida elas podem (ou não) contribuir com o trabalho a ser desenvolvido no módulo de estágio supervisionado em gestão escolar? Discuta, analise e sistematize suas conclusões.
Sim, o site é bastante interessante e traz diversas informações não só para quem atua em educação e sim para a população em geral para manter-se atualizada sobre as notícias da educação em nosso estado. E essas informações podem contribuir para o nosso desenvolvimento no estágio supervisionado em gestão escolar, pois adquirimos mais conhecimentos a partir do que ocorre realmente ocorre no espaço escolar no Estado de Alagoas facilitando assim nossa maneira de ver e analisar a escola que iremos estagiar.

2ª etapa: visite a equipe do PAR da Secretaria de Educação estadual ou municipal para ampliar o conhecimento sobre os rumos da educação no seu estado ou município. Como sugestão de pesquisa disponibilizamos o roteiro abaixo:

ROTEIRO PARA COLETA DE DADOS COM A EQUIPE GESTORA DO PAR

I- IDENTIFICAÇÃO
Município: Maceió
Etapas e modalidades da educação básica que atende: Educação Infantil para o atendimento
das crianças em Creches e Pré-Escolas, o Ensino Fundamental para o atendimento
das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e o Ensino Médio para o
atendimento dos adolescentes, jovens, adultos e idosos, nos espaços escolares
públicos ou privados.
Número de escolas da rede distribuída por níveis de ensino:
Número de alunos atendidos:
II - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
Composição da equipe:
EQUIPE LOCAL:
  • Dirigente Municipal de Educação: Thomaz Dourado de Carvalho Beltrão;
  • Cláudia Alves de Oliveira
  • Luciana Silva de morais Oliveira
  • Maria Helena Marques da Silva
  • Alzira Braga da Costa
  • Adriana Sales Reis Todaro
  • Jorge de Souza Bento
  • Samyra Pacífico
  • Josefa Eufrásio de Sá.
COMITÊ LOCAL:
  • Edmar Rodrigues de oliveira
  • Maria das Graças Pereira de Araújo
  • Luiz Alberto da Silva Araújo
  • Maria Zélia Pereira.
Há participação da sociedade civil na equipe gestora? Sim
Diagnóstico presente no plano.
Diagnóstico PAR
  • Dados da Unidade
  • Lista de Obras
  • Questões Pontuais
  • Indicadores Demográficos e Educacioanais
  • Escolas Atendidas
  • Indicadores Qualitativos
1. Gestão Educacional
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação
4. Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos

Metas do plano e quais já forma cumpridas:

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)  condicionou o apoio técnico e financiero do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Açoes Articuladas (PAR). Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao compromisso.
O PAR é o planejamento muldimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos- 2008 a 2011. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.
Para ajudar os municípios e os estados na elaboração dos planos, o MEC oferece roteiro de ações com pontuação de um a quatro, 13 tipos de tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher dados. Os itens pontuados pelo município/estado com os números um e dois representam suas maiores prioridades. A formação de professores, por exemplo, aparece na maioria dos planos apresentados ao MEC com os números um e dois. A maior parte dos municípios com PAR pronto tem interesse na construção de creches e na melhoria da infraestrutura das escolas urbanas e rurais, ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.  
Com o objetivo de implantar o PAR, o MEC tomou duas providências: fez parceria com 17 universidades públicas e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) para que essas instituições auxiliem as prefeituras nas tarefas de diagnóstico e elaboração dos planos; e contratou uma equipe de consultores, que fi aos municípios prioritários- aqueles com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb)- para dar assistência técnica local. Além disso, alguns estados assumiam o compromisso de ajudar seus municípios no diagnóstico e na elaboração dos planos. Desse modo, todos os municípios dos estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso Ddo Sul, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Tocantins já concluíram o PAR  e o enviaram para análise do Ministério.

Metas na área de gestão, quais já foram implantadas:

As metas são as expostas abaixo mas ainda serão implantadas pois o PAR 2011-2014 ainda não fechou metas.
1. Gestão Educacional

  • 1. Gestão democrática: articulação e desenvolvimento dos sistemas de ensino.
  • 2. Gestão de pessoas
  • 3. Conhecimento e utilização de informação
  • 4. Gestão de finanças
  • 5. Comunicação e interação com a sociedadade.

Quais os avanços da educação no município a partir do PAR?

  • Capacitação de professores;
  • Aquisição d emobiliário;
  • Financiamento para construção de Escolas;
  • Financiamento para Construção de Quadras escolares;
  • Financiamento para Transporte Escolar;
  • Aquisição de Recursos Pedagógicos.

Que dificuldades a equipe enfrenta na coordenação do PAR? Não disponível

Outros dados relevantes:

Roteiro PAR


A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação  e pelo FNDE. Depois da análise técnica, o município  assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do MEC- que pode ser com assistência técnica por um período ou pleos quatro anos do PAR  e assistência financeira. No caso da transferência de recursos, o município precisa assinar um convênio, que analisado para aprovação a cada ano.
Prestação de contas  


A prestação de contas dos recursos repassados pelo FNDE aos municípios para a implantação do PAR é efetuada por meio do preenchimento de formulários próprios, seguindo as orientações do Manual de Assistência Financeira. Pronta a prestação de constas, ela deve ser enviada ao FNDE. É importante observar o prazo estipulado no termo de convênio assinado entre o FNDE e o município para recebimento da assistência financeira, sob pena de instauração de tomada de contas especial.


Fiscalização


O PAR é supervisionado plea SEB/MEC e pelo FNDE. A sociedade também pode fiscalizar a execução dos projetos e, detectando alguma irregularidade, deve entrar em contato com o FNDE  por meio da Central de Atendimento ao Cidadão (0800-616161), carta ou email).







Nenhum comentário:

Postar um comentário