1ª etapa: Acesse o site do MEC e clique no link PAR. Busque e anote todas
as informações sobre o plano.
Plano
de Ações Articuladas (PAR)
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição
dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação
e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo
da educação básica pública.
O Plano de Metas Compromisso Todos pela
Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24
de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a
atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo
primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda
educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um
compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de
metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e
financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da
educação básica.
A partir da adesão ao Plano de Metas, os
estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus
respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes
federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e
elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos
últimos anos (2005, 2007 e 2009).
Informações sobre utilização do Simec
– Módulos “PAR Plano de Metas” e “PAR 2010” (acesso ao sistema, senha, inserção
de dados, monitoramento do PAR):
e-mail: planodemetas@mec.gov.br
No MEC - telefones: (61) 2022-8335 / 8336 / 8337 / 8338.
No FNDE - telefones: (61) 2022-5802 / 5813 / 5831 / 5902 / 5924 /
5928 / 5930 / 5961 / 5973
ROTEIRO PARA COLETA DOS DADOS DOS SITES DE EDUCAÇÃO
I - IDENTIFICAÇÃO
Endereço do site: http://www.educacao.al.gov.br/
Data de acesso: 17/03/2012
Última atualização:16/03/2012 11:09 - SEE promove capacitação tecnológica para professores e coordenadores das escolas da rede estadual
Responsável pela manutenção: Desenvolvido pela Fábrica de Sítios - ITEC
II – PÁGINA INICIAL
Quantidade e qualidade das informações:
- histórico do município ou estado: A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE, órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo, tem como finalidade assegurar o cumprimento constitucional da política educacional e a execução das políticas públicas relativas ao desenvolvimento integrado do esporte, fortalecendo o sistema estadual de ensino e das práticas esportivas e garantindo o funcionamento de suas unidades estaduais, tem como áreas de atuação para o exercício de suas competências:
I- educação básica, compreendendo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação de jovens e adultos;
II- educação profissional;
III- educação especial;
IV- formação dos profissionais da educação;
V- assistência ao educando, mediante programas complementares de
material didático, alimentação, saúde e transporte escolar;
VI- infraestrutura de ensino, compreendendo construções, equipamentos, materiais escolares e manutenção da rede física de escolas.
A SEE é composta por 03 (três) órgãos colegiados, 01 (um) órgão de direção superior, 06 (seis) Coordenadorias Administrativas e 04 (quatro) Superintendências, sendo dirigida por um secretário de Estado, nomeado por comissão pelo Governador.
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte é dotada de 11 diretorias e 30 gerências para a composição da rede matricial de planejamento, gestão e execução.
- nome do secretário de educação: Adriano Soares da Costa
- organograma da secretaria:

- legislação municipal ou estadual disponível: http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/leis
- Plano de Educação municipal ou estadual disponível:







Meta 05
O investimento na educação básica será garantido e bem gerido.
Meta Técnica
Atingir em 2011, mantendo até 2022, o investimento público na Educação Básica necessário para o padrão de qualidade almejado.
A aplicação dos investimentos de forma eficaz e eficiente deve estar vinculada à melhoria da qualidade da educação, refletida nas metas anteriores. Deve ser garantido o uso ético e eficiente dos recursos.
- número de escolas: 331 escolas
- nome e contato das escolas: não disponível
- número de alunos matriculados: não disponível
- eventos;
- notícias;
- links (MEC, Conselhos, etc.)
Layout da página/design: Layout e design simples
Navegabilidade/velocidade no acesso: Fácil acesso
Praticidade/objetividade: Atualizado porém não consta todas as informações.
Atualidade: sempre atualizado
Espaço para interatividade/Contato: Telefone: +55(82) 3315.1230 - Fax: +55(82) 3315.1232
info@educacao.al.gov.br

III – PONTOS POSITIVOS/PONTOS NEGATIVOS
Que avanços e limitações as informações disponibilizadas trazem? Como você avalia estas informações do ponto de vista do gestor e do ponto de vista da sociedade civil?
Pontos positivos: O site traz bastante informação, sempre é atualizado ajudando assim a todos se manterem informados e atualizados com o que ocorre na educação estadual.
Pontos negativos: O site deveria disponibilizar os nomes da escolas e seus contatos assim como o número de alunos matriculados junto com a desistência, evasão que ocorrem nas escolas.
IV – ANÁLISE
O site traz informações importantes sobre a educação do país, estado ou município?As informações disponíveis já eram de seu conhecimento? Em que medida elas podem (ou não) contribuir com o trabalho a ser desenvolvido no módulo de estágio supervisionado em gestão escolar? Discuta, analise e sistematize suas conclusões.
Sim, o site é bastante interessante e traz diversas informações não só para quem atua em educação e sim para a população em geral para manter-se atualizada sobre as notícias da educação em nosso estado. E essas informações podem contribuir para o nosso desenvolvimento no estágio supervisionado em gestão escolar, pois adquirimos mais conhecimentos a partir do que ocorre realmente ocorre no espaço escolar no Estado de Alagoas facilitando assim nossa maneira de ver e analisar a escola que iremos estagiar.
2ª etapa: visite a equipe do PAR da Secretaria de Educação estadual ou municipal para ampliar o conhecimento sobre os rumos da educação no seu estado ou município. Como sugestão de pesquisa disponibilizamos o roteiro abaixo:
ROTEIRO PARA COLETA DE DADOS COM A EQUIPE GESTORA DO PAR
I- IDENTIFICAÇÃO
Município: Maceió
Etapas e modalidades da educação básica que atende: Educação Infantil para o atendimento
das crianças em Creches e Pré-Escolas, o Ensino Fundamental para o atendimento
das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e o Ensino Médio para o
atendimento dos adolescentes, jovens, adultos e idosos, nos espaços escolares
públicos ou privados.
Número de escolas da rede distribuída por níveis de ensino:
Número de alunos atendidos:
II - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
Composição da equipe:
EQUIPE LOCAL:
- Dirigente Municipal de Educação: Thomaz Dourado de Carvalho Beltrão;
- Cláudia Alves de Oliveira
- Luciana Silva de morais Oliveira
- Maria Helena Marques da Silva
- Alzira Braga da Costa
- Adriana Sales Reis Todaro
- Jorge de Souza Bento
- Samyra Pacífico
- Josefa Eufrásio de Sá.
COMITÊ LOCAL:
- Edmar Rodrigues de oliveira
- Maria das Graças Pereira de Araújo
- Luiz Alberto da Silva Araújo
- Maria Zélia Pereira.
Há participação da sociedade civil na equipe gestora? Sim
Diagnóstico presente no plano.
Diagnóstico PAR
- Dados da Unidade
- Lista de Obras
- Questões Pontuais
- Indicadores Demográficos e Educacioanais
- Escolas Atendidas
- Indicadores Qualitativos
1. Gestão Educacional
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação
4. Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos
Metas do plano e quais já forma cumpridas:
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financiero do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Açoes Articuladas (PAR). Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao compromisso.
O PAR é o planejamento muldimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos- 2008 a 2011. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.
Para ajudar os municípios e os estados na elaboração dos planos, o MEC oferece roteiro de ações com pontuação de um a quatro, 13 tipos de tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher dados. Os itens pontuados pelo município/estado com os números um e dois representam suas maiores prioridades. A formação de professores, por exemplo, aparece na maioria dos planos apresentados ao MEC com os números um e dois. A maior parte dos municípios com PAR pronto tem interesse na construção de creches e na melhoria da infraestrutura das escolas urbanas e rurais, ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.
Com o objetivo de implantar o PAR, o MEC tomou duas providências: fez parceria com 17 universidades públicas e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) para que essas instituições auxiliem as prefeituras nas tarefas de diagnóstico e elaboração dos planos; e contratou uma equipe de consultores, que fi aos municípios prioritários- aqueles com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb)- para dar assistência técnica local. Além disso, alguns estados assumiam o compromisso de ajudar seus municípios no diagnóstico e na elaboração dos planos. Desse modo, todos os municípios dos estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso Ddo Sul, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Tocantins já concluíram o PAR e o enviaram para análise do Ministério.
Para ajudar os municípios e os estados na elaboração dos planos, o MEC oferece roteiro de ações com pontuação de um a quatro, 13 tipos de tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher dados. Os itens pontuados pelo município/estado com os números um e dois representam suas maiores prioridades. A formação de professores, por exemplo, aparece na maioria dos planos apresentados ao MEC com os números um e dois. A maior parte dos municípios com PAR pronto tem interesse na construção de creches e na melhoria da infraestrutura das escolas urbanas e rurais, ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.
Com o objetivo de implantar o PAR, o MEC tomou duas providências: fez parceria com 17 universidades públicas e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) para que essas instituições auxiliem as prefeituras nas tarefas de diagnóstico e elaboração dos planos; e contratou uma equipe de consultores, que fi aos municípios prioritários- aqueles com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb)- para dar assistência técnica local. Além disso, alguns estados assumiam o compromisso de ajudar seus municípios no diagnóstico e na elaboração dos planos. Desse modo, todos os municípios dos estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso Ddo Sul, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Tocantins já concluíram o PAR e o enviaram para análise do Ministério.
Metas na área de gestão, quais já foram implantadas:
As metas são as expostas abaixo mas ainda serão implantadas pois o PAR 2011-2014 ainda não fechou metas.
1. Gestão Educacional
- 1. Gestão democrática: articulação e desenvolvimento dos sistemas de ensino.
- 2. Gestão de pessoas
- 3. Conhecimento e utilização de informação
- 4. Gestão de finanças
- 5. Comunicação e interação com a sociedadade.
Quais os avanços da educação no município a partir do PAR?
- Capacitação de professores;
- Aquisição d emobiliário;
- Financiamento para construção de Escolas;
- Financiamento para Construção de Quadras escolares;
- Financiamento para Transporte Escolar;
- Aquisição de Recursos Pedagógicos.
Que dificuldades a equipe enfrenta na coordenação do PAR? Não disponível
Outros dados relevantes:
Roteiro PAR
A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e pelo FNDE. Depois da análise técnica, o município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do MEC- que pode ser com assistência técnica por um período ou pleos quatro anos do PAR e assistência financeira. No caso da transferência de recursos, o município precisa assinar um convênio, que analisado para aprovação a cada ano.
Prestação de contas
A prestação de contas dos recursos repassados pelo FNDE aos municípios para a implantação do PAR é efetuada por meio do preenchimento de formulários próprios, seguindo as orientações do Manual de Assistência Financeira. Pronta a prestação de constas, ela deve ser enviada ao FNDE. É importante observar o prazo estipulado no termo de convênio assinado entre o FNDE e o município para recebimento da assistência financeira, sob pena de instauração de tomada de contas especial.
Fiscalização
O PAR é supervisionado plea SEB/MEC e pelo FNDE. A sociedade também pode fiscalizar a execução dos projetos e, detectando alguma irregularidade, deve entrar em contato com o FNDE por meio da Central de Atendimento ao Cidadão (0800-616161), carta ou email).
A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e pelo FNDE. Depois da análise técnica, o município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do MEC- que pode ser com assistência técnica por um período ou pleos quatro anos do PAR e assistência financeira. No caso da transferência de recursos, o município precisa assinar um convênio, que analisado para aprovação a cada ano.
Prestação de contas
A prestação de contas dos recursos repassados pelo FNDE aos municípios para a implantação do PAR é efetuada por meio do preenchimento de formulários próprios, seguindo as orientações do Manual de Assistência Financeira. Pronta a prestação de constas, ela deve ser enviada ao FNDE. É importante observar o prazo estipulado no termo de convênio assinado entre o FNDE e o município para recebimento da assistência financeira, sob pena de instauração de tomada de contas especial.
Fiscalização
O PAR é supervisionado plea SEB/MEC e pelo FNDE. A sociedade também pode fiscalizar a execução dos projetos e, detectando alguma irregularidade, deve entrar em contato com o FNDE por meio da Central de Atendimento ao Cidadão (0800-616161), carta ou email).
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