sexta-feira, 16 de março de 2012

Atividade 2 Estágio Supervisionado I - Compreendendo "Estágio"




Qual a concepção de estágio supervisionado é norteadora da experiencia apresentada pelas professoras Cassol e Crosel (2011)? Que indícios no texto analisado representam essa concepção de estágio? 

Comentários: 
            Elís Cristina 

Segundo o texto, para as professoras Cassol e Croce o estágio é tido como um olhar investigador, pois ele nos possibilita ampliar nossos olhares como futuras (os) pedagogas (os). Através do estágio se pode buscar novos conhecimentos na relação entre as explicações existentes e os novos dados que a realidade impõe.
Ressaltando também que esta inovação trouxe a associação entre a teoria e a prática, permitindo assim com que cada um utilize suas formas de análise e síntese na compreensão da realidade onde futuramente atuarão.
     Os indícios que apresentam a concepção de estágio são:
·         (...) experiência que associe teoria e prática através do envolvimento de todos os professores e alunos.
·         O trabalho no ambiente escolar teve o objetivo de desenvolver nos acadêmicos um olhar questionador.
·    (..) Ampliação e análise de contextos em que os estágios se realizam, a possibilidade de os estagiários desenvolverem uma postura e habilidades de pesquisador; a busca de novos conhecimentos.


Edjane Moura

     O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional, deve ser uma atividade baseada na junção entre teoria e prática, e para preparar gestores com visões criticas e inovadoras para a escola pública em que é realizado o estágio. Onde professor deve ir além dos aspectos observados e procurar compreender a realidade, buscando alternativas para possíveis mudanças, através do método com pesquisas garantir um trabalho interessante e estimulante no ambiente escolar.

Evellyn Kerlane
    A concepção norteadora de estágio supervisionado no texto é uma concepção de troca de informações e experiências entre discentes e docentes, além de enfatizar também a questão do olhar investigativo e crítico que o discente deve ter a respeito do estágio, para que futuramente torne-se um pedagogo crítico e reflexivo.

     Indícios encontrados no texto:
    (...)Concluiu-se que a melhor maneira de desenvolvê-la, além de buscar uma base teórica consistente seria gerar oportunidades de novos olhares sobre a formação do pedagogo.
     (...) associar teoria e prática, de modo a permitir que cada um dos envolvidos utilize
     suas próprias categorias de análise e síntese na compreensão da realidade em que deverão atuar.

Vera Sônia
    O texto apresenta uma ideia básica da experiência e desafios, entre docentes e discentes no campo de estágio supervisionado.Como conciliar a teoria e a prática da melhor forma possível, além de procurar uma base técnica consistente em gerar novos olhares sobre a formação de um pedagogo crítico, reflexivo e conectado com o tempo sócio-histórico.















Nenhum comentário:

Postar um comentário